Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 8 de fevereiro de 2009

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Tempos Modernos
Disciplina: História
Ciclo: Ensino Fundamental 2º Ciclo
Assunto: Revolução Industrial
Tipo: Filme
O filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, mostra a vida de um operário da linha de montagem em uma fábrica. A jornada de trabalho é repetitiva, exaustiva e aumentada progressivamente pelo patrão. A intensidade do movimento das máquinas é tanta, que o personagem é engolido pelas engrenagens e, como se não bastasse, é confundido com um líder trabalhista e vai parar na cadeia.
Com muito humor, Chaplin mostra o drama do desemprego, a exploração da força de trabalho, o antagonismo entre capital e trabalho e o movimento sindical.
O professor pode propor para a classe um roteiro prévio de observação do filme e que os alunos se inscrevam em grupos a partir de cada aspecto a ser observado.
Por exemplo:
Grupo 1 - Observar, no decorrer do filme, a relação entre patrão e empregado;
Grupo 2 - Procurar perceber por que o personagem foi preso;
Grupo 3 - Prestar atenção, durante o filme, como é o trabalho na fábrica e como o operário se sente;
Grupo 4 - Observar, na história, fatos e situações semelhantes ou diferentes das que vivemos hoje.
Após a projeção, as questões observadas devem ser socializadas e as informações organizadas. O professor discute e estabelece relações com os alunos sobre:
O processo de industrialização: vantagens e desvantagens;
As relações de trabalho no sistema capitalista;
O que mudou e o que permanece.
Para concluir, pode associar o estudo da Revolução Industrial à área de Geografia: a indústria e o espaço no qual se instala; a ação das multinacionais no país etc.
Referência:"Tempos Modernos", de Charles Chaplin. Estados Unidos, 1936, 87 minutos.O filme focaliza a vida urbana nos Estados Unidos dos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão leva grande parte da população ao desemprego e à fome. Trata-se de uma crítica à “modernidade” e à sociedade industrial, caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. Carlitos, figura central do filme, ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista.
Texto original: Ronilde Rocha Machado
Edição: Equipe EducaRede

Nenhum comentário: