Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 1 de fevereiro de 2009

ATIVIDADES: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Atividade: Imagem e texto como fontes históricas

Nas trincheiras de Verdun – França

..."Com os pés enterrados, sacudo pedaços de barro gelado que me pesam nas mãos... Retomo a minha marcha, as pernas abertas, atravessando a terra mole desbarrancada, sondando prudentemente a lama que esconde buracos. Apesar de tudo, às vezes, o lugar onde lancei meu impulso se desmancha, o barro puxa minha perna, a agarra, a paralisa; tenho que fazer um grande esforço para libertá-la. Do fundo do buraco que logo se encheu de água, meu pé tira uma confusão de fios onde reconheço a linha telefônica.
Soldados em tricheira, Verdun, França
Justamente aí aparece o telefonista encarregado de consertar as linhas, tem o rosto contraído pelas agulhas geladas da chuva:"Que caos! Não sobrou nada aí dentro! Só barro e cadáveres!". Sim, cadáveres. Os mortos nos combates de outono, que haviam sido enterrados superficialmente na barreira de proteção da trincheira, aparecem aos pedaços nos desprendimentos de terra".
Fonte: Texto adaptado de Paul Tuffrau. 1914-1918, quatre années sur le front : Carnets d'un combattant. Paris: Imago, 2004.

Para saber mais:
Durante 10 meses, ao redor de 300 dias, do 21 de fevereiro ao 19 de dezembro de 1916, alemães e franceses protagonizaram na Primeira Guerra Mundial aquela que foi considerada a mais longa, violenta e mortífera de todas as batalhas que a história militar registrou. Travada ao redor da antiga cidadela de Verdun, em território francês, ela passou a ser, para aqueles que dela participaram, sinônimo de inferno, o Inferno de Verdun. Uma hecatombe que devorou durante o ano de 1916 a vida e a saúde de mais de 700 mil soldados. Cifra de baixas impressionante, tratando-se de uma só batalha, mais do que em qualquer outro momento da história.
Fonte: Voltaire Schilling – O inferno de Verdun. In: - Acesso em Junho de 2006.

Temos dois testemunhos da guerra de trincheiras. Na foto, vemos soldados no front de Verdun. O texto foi escrito por um soldado francês.

1. Descreva a fotografia. Onde estão os soldados? O que estão fazendo? Em que condições está o local?

2. Faça um breve resumo do texto de Paul Truffau.

3. Relacione o texto com a foto, inserindo-os em seu contexto histórico (o front ocidental na 1ª Guerra).

4. Escreva uma pequena redação imaginando a você mesmo em uma trincheira da 1ª Guerra Mundial.

Nenhum comentário: