Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ATIVIDADE 3º BIMESTRE (3ºANO)

HISTÓRIA E IMAGEM
Trabalho individual.
A atividade abaixo se relaciona com a segunda parte do trabalho e que estará valendo, juntamente com outras atividades, como nota de teste.
Valor: 2 pontos




Questão 1
Faça uma pesquisa sobre as imagens acima e com base em suas pesquisas, crie uma legenda para as imagens e produza um pequeno texto (No máximo 12 linhas) e poste no blog - comentários - até o dia 20 de agosto de 2009.

RELACIONANDO PASSADO E PRESENTE

Charge de Rex Babin, publicada no Sacramento Bee.

Questão 2

Identifique as duas imagens sobrepostas, desenhadas pelo chargista, Rex Babin, e elabore uma hipótese estabelecendo uma relação entre ambas as imagens (No máximo 8 linhas) e poste no blog - comentários - até o dia 20 de agosto de 2009.

BOM TRABALHO! CONTO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!

8 comentários:

Jean disse...

As ilustrações referentes a questão um, se relacionam ao contexto da Guerra do Vietnã, que foi um batalha extremamente covarde por parte dos norte-americanos, uma vez que para isolar o socialismo soviético, resolveu atacar seus aliados que não tinham capacidade bélica para enfrentar os norte-americanos. A Guerra do Vietnã surgiu da Guerra Fria, essa foi uma guerra indireta entre as potencias emergentes da Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS.

Jean disse...

A imagem referente a segunda questão é uma sobreposição da imagem do atentado as Torres Gêmeas nos EUA e a da figura das crianças fugindo de uma bomba no Vietnã, durante a Guerra Fria. O interesse do criador dessa charge ao fazê-la, é expor que em uma guerra não há vencedores, pois os EUA foram desumanos quando entraram em conflito com o Vietnã, e em contrapartida, os norte-americanos sofreram muito com o atentado de onze de setembro.

leonardo4 disse...

Questão 1

A primeira e segunda fotos mostram que é uma guerra. A terceira e quarta fotos mostram mais eswpecificamente que a guerra referida é a guerra do Vietnã.

Foi uma guerra que surgiu no contexto da Guerra Fria, pois os conflitos nessa guerra não eram diretos, no entanto eram restritos e localizados.

O Vietnã estava dividido em duas partes: uma liderada pelos Estados Unidos (capitalista) e pela União Soviética (socialista).

Eleições foram feitas nesse país, pois no prazo de dois anos deveriam se realizar eleições para unificar novamente o país. Temendo que os comunistas saíssem vitoriosos, os EUA impediram as eleições. No ano seguinte, tomando como justificativa um suposto ataque comunista contra seus navios no Golfo de Tonquin, o presidente norte-americano Lyndon Johnson decidiu pela intervenção militar direta e total no Vietnã.

Essa, foi uma guerra sangrenta, nesse pequeno país foram lançadas mais bombas atômicas que nas duas guerras mundiais.

Questão 2

A charge unifica dois contextos históricos: a queda das Torres Gêmeas nos Estados Unidos e crianças fugindo de um ataque na Guerra do Vietnã.

O cartunista insinua que os ataques às Torres Gêmeas foram um revide pela Guerra do Vietnã.

bruno disse...

aluno:Bruno gomes souza nº2

questão 1

1ºfigura-massacre de inocentes no Vietnã.
2ºfigura-vietnãmita é agredido por soldado vietnãmita do sul,que apoia os EUA.
3ºfigura-crianças fogem da bomba de Napalm durante a guerra.
4ºfigura-soldado morto e jogado na terra na guerra do Vietnã.

A guerra do Vietnã foi uma guerra marcada por muita crueldade e muitas mortes.A República do Vietnã ao sul, apoiava os EUA e era contra a parte norte.
Essa guerra só foi parada pela pressão colocada sobre os EUA pela opinião pública do próprio país e pelas crescentes manifestações pacifistas.Os EUA firmaram o Acordo de París,que previa a retirada definitiva de suas tropas da região.

questão 2

Essa ilustração mostra o conflito que os EUA causou(guerra do Vietnã)e que os EUA sofreu(atentado terrorista ao World Trade Center).A ilustração mostra que numa guerra não há vencedores,os EUA atacaram o Vietnã cruelmente e receberam o atentado da mesma forma.

jamile disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jamile disse...

nome: Jamile Rosa

questão 1

As imagens se referem a Guerra Do Vietnã,mostra uma parte do horror que foi.
O Vietnã era dividido em duas partes,uma ao Norte que era liderado por HO Chi Minh,esse governo tinha o apoio do bloco socialista e Sul liderado por NgÔ Dinh Diem,esse governo tinha apoio dos Estados Unidos.
Conforme a convenção de Genebra,seriam realizado eleições no Vietnã,sendo que os Estados Unidos não permitiu as eleiçoes iniciando uma política de hostilidades,pois ficavam assustados com o fato de que os comuistas pudessem vencer.Os eua imterviu militamente na região,teve ínicio a sangrenta Guerra do Vietnã que deixou mas de um milhão de mortos,muitas pessoas mutiladas e feridas,arrasou campos agrícolas,destrui casas e provocou prejuízos na econÔmicos no Vietnã.

questão 2
A figura mostra a queda das torres gÊmeas nos Estados Unidos e o atentado a bomba no Vietnã.
A figura serve para mostrar a guerra que os estados Unidos causou no Vietnã e o atentado que os Estados Unidos sofreu pela rede terrorista,a charge da a entender como aquela frase que diz quem com ferro feri com ferro será ferido .

Pablo Souza disse...

Aluno: Pablo Gonçalves de Souza - nº14 - 3º ANO (Colégo Fluminense de Eden)

1 ª QUESTÃO:
LEGENDAS:
imagem 1 - massacre aos camponeses
imagem 2 - vietnã, uma das guerras mais violentas do mundo comtemporaneo
imagem 3 - agressão a civis vietnamitas por influencias estadunidenses
imagem 4 - Fuga de crinças que estavam sobre "ameaças" de crimes de guerra

TEXTO:
As imagens todas referentes a guerra do vietnã, traduzem claramente o que ocorreu durante o período de conflitos, dentro do contexto histórico essa guerra foi uma das mais violentas do mundo comtemporaneo, marcada por conflitos intensos e covardias, envolvendo até crianças que tiveram de se abrigar em campos de refugiados para não serem vitimas e estarem sob a mira de injustiças (crimes de guerra), cometidos contra a população civil por partes das tropas norte americanas, uma contra partida em "vingança" a ajuda da população camponesa na guerra a qual foi decisiva, muitos vietnamitas eram agricultores durante o dia e a noite "incorporavam o espirito" de guerrilheiro.

2ª QUESTÃO:
O chargista REX BABIN em sua obra unificou a guerra do vietnã com os atentados terroristas que marcaram a história dos Estados Unidos da America em 11 de setembro de 2001, Claramente ele juntou os fatos e os comparou, tendo em vista um suposto "merecimento" do pais de ser vitima do terrorismo em consequencia da perversidade imposta pelos EUA aos civis vietnamitas durante a guerra fria.

Caroline Aquino disse...

Questão 1:
Na primeira figura se refere ao Masacree dos civis.
Na segunda figura representa os soldados mortos por defenderem a Pátria, que foram ameaçados na aldeia viatinamita.
Na terceira figura representa uma cena onde um viatinamita é humilhado em praça pública.
Na quarta figura mostra crianças fugindo de uma explosão, que teve como consequência a morte de dois milhões de viatinamitas.

A Guerra do Vietnã, foi um verdadeiro massacre, onde morreram vários inocentes.

Questão 2:

A figura ilustra o conflito que os Estados Unidos causou e recebeu. Ela relata ainda que nenhuma potência foi vitoriosa. Pois mesmo os Estados Unidos atacando o Vietnã, também recebeu os ataques que bombardearam as Torres Gêmeas.