Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sexta-feira, 31 de julho de 2009

DIFERENTES VERSÕES

Durante muitos anos, a versão oficial sobre o descobrimento do Brasil assegurava que, após 45 dias em alto-mar, Pedro Alváres Cabral chegou por acaso no litoral brasileiro. Entretanto essa explicação foi revista por vários historiadores brasileiros e portugueses que procuram provar a intencionalidade da viagem de Cabral.

TEXTO 1
Por acaso
"(...) Cabral seguiu em direção ao ocidente, desejando permanecer em águas calmas, mas foi levado mais a oeste pelo vento, alcançando uma terra que chamou Ilha de Vera Cruz ...)"
EXPLORADORES do Novo Mundo [CD-ROM], Softkey Multimedia, 1996.
TEXTO 2
O relato do cosmógrafo Duarte Pacheco Pereira
"(...) ganha força a hipótese de que o português Duarte Pacheco, um dos navegadores mais competentes e bem preparados da época, tenha estado no Brasil, a mando do rei D. Manuel I, um ano e meio antes de Cabral, entre novembro e dezembro de 1498. A possível prova de sua viagem está num livro de sua autoria, o Esmeraldo de situ orbis, escrito entre 1505 e 1508, no qual se lê que:'Vossa Alteza mandou descobrir a parte ocidental, passando além a grandeza do mar oceano, onde é achada e navegada uma tam grande terra firme, com muitas e grandes ilhas adjacentes a ela e grandemente povoada... e corre com muita longura que de uma parte nem de outra não foi visto nem sabido o fim e o cabo dela. É achado nela muito e fino brasil'."
COLOMBINI, Luis. Os outros descobrimentos do Brasil. In: Terra, ano 7, n.4, abr. 1998. p 42-3

TEXTO 3
"Cabral tinha 33 anos ao ser nomeado chefe da 'segunda armada da Índia' em fevereiro de 1500. Ao longo daquele mês, teve várias reuniões com Vasco da Gama, recebendo instruções detalhadas sobre como navegar até a Índia. Vasco da Gama com certeza também falou sobre as aves marinhas que vira voando em direção ao oeste, em pleno Atlântico. Portanto, antes de zarpar de Portugal, Cabral já fora informado de que talvez encontrasse novas terras no caminho para o Oriente, caso abrisse sua rota um pouco mas para o Ocidente. Convém lembrar que, desde a assinatura do Tratado de Tordesilhas, firmado seis anos antes, Portugal obtivera soberania sobre boa parte do suposto território que ficava próximo às terras que Colombo havia descoberto em 1492."
BUENO. Eduardo. Brasil! Terra à vista. Porto Alegre. L&PM, 2000.p.61.

1. Conforme cada um dos textos, o que se pode entender acerca da intencionalidade ou não da expedição de Cabral de chegar ao Brasil?

2. Escolha uma das duas hipóteses e procure justificá-las com argumentos dos textos.
Atividade extraída do livro: História Temática. Diversidade Cultural e Conflitos. 6ª Série/Cabrini, Catelli, Montellato. - São Paulo: Scipione, 2004.pp.62-3.

Nenhum comentário: