Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

quinta-feira, 30 de julho de 2009

CAMINHO DO OURO

Essa é uma atividade interativa para os alunos/alunas do 1º Ano do Ensino Médio (1º Turno) do Colégio Estadual Rubens Farrula e tem como objetivo inserir as novas tecnologias na prática pedagógica e proporcionar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interessante para você aluno/aluna. Contribuindo assim para uma aprendizagem mais eficaz e quem sabe mais divertida.
Tema principal: A Expansão Territorial e a Descoberta das Minas
Tema secundário: A Entradas e Bandeiras e a Região Mineradora.
Iniciaremos a nossa viagem com a leitura de alguns textos. O dois primeiros retirados da Revista de História da Biblioteca Nacional e o terceiro da Revista Nova Escola que analisa as Bandeiras e os Bandeirantes. E os outros dois do site História por Voltaire Schilling sobre a descoberta do ouro.
1ª Etapa
Aprofundamento.
Reportagem publicada na Revista Superinteressante em abril de 2000, sobre novas pesquisas referentes aos bandeirantes.
2ª Etapa

Agora que os textos, da primeira etapa, foram lidos e analisados, responda:
1. Quem eram os bandeirantes?
2. Como era a vida dos bandeirantes?
3. Quais os motivos para as bandeiras?
As respostas deverão ser enviadas para o e-mail: wsshist@gmail.com
Data a combinar.

Após analisar os textos e responder as perguntas, avalie se você concorda com a frase abaixo, extraída do site: http://www.suapesquisa.com/historia/bandeirantes/apesquisa.com/historia/bandeirantes/.
Justifique.
"Os Bandeirantes foram os homens valentes, que no princípio da colonização do Brasil, foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar com indígenas rebeldes e escravos fugitivos".
Esta resposta deverá ser entregue ao professor em folha separada em data a ser combinada.

HISTÓRIA E IMAGEM


Tendo como base as suas leituras qual dessas imagens representam mais fielmente os bandeirantes? Justifique.
Resposta nos comentários.
CURIOSIDADES
A corrida do ouro
Veja como ocorre o processo de formação do metal precioso.
Dinheiro não dá em árvore, mas pepitas de ouro podem brotar no seu jardim, se você tiver paciência para esperar uns 100 mil anos. Esse é o tempo que leva para microorganismos dissolverem o ouro de sua fonte original e condensar o mineral no quintal mais próximo. Segundo Frank Reith, geomicrobiologista da Universidade Nacional Australiana, há muito tempo se pensava que o ouro só era encontrado junto de rochas como o quartzo. Mas o mineral começou a aparecer a quilômetros das jazidas e a despertar a curiosidade de pesquisadores como ele. Reith pegou amostras de três diferentes tipos de solo da Austrália e colocou microorganismos para interagir com a terra. Descobriu que, nas jazidas, bactérias e fungos separam o ouro de outros minerais e fazem com que pequenas quantidades se dissolvam em água. Assim, o ouro pode viajar por lençóis freáticos. Esse ouro pode chegar à superfície se for absorvido pela raiz das plantas. Ou ser atacado novamente por bactérias que vão, dessa vez, formar pepitas. "Estou pesquisando o DNA que encontramos nas pepitas para saber quais organismos atuam", diz Reith. A boa notícia é: "Pepitas de ouro cobertas por fósseis de micróbios foram achadas na Venezuela. É provável que também ocorram no Brasil, em regiões de chuva e altas temperaturas". Agora é correr para o jardim e cavar.

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