Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

terça-feira, 21 de abril de 2009

CORREÇÃO 1° ANO - 1° BIM. C.E.RUBENS FARRULLA

Possibilidade de respostas
Avaliação: dias 17 e 18/04/2009
Turmas: 1009,1010,1011,1012 e 1013.
1ª QUESTÃO
Identifique os grupos sociais considerados, respectivamente, defensores, oradores e lavradores. De acordo com o autor medieval, por que Deus dividiu os cristão por esses três estados?
"Oradores" são os que rogam por Deus, "defensores" são os nobres, que "defende" o cristianismo com a espada na mão (como por exemplo nas Cruzadas), "lavradores" são os que produzem o que permite que os homens possam "viver e manter-se". Essa divisão foi criada por Deus porque, segundo o autor do texto, 'Deus quis que se mantivesse o mundo".
2ª QUESTÃO
a) Para Perry Anderson, o Estado Absolutista expressava o domínio de qual classe social?
A aristocracia (nobreza feudal)
b) Para Francisco Falcon, o Estado Absolutista era feudal ou capitalista? E para Perry Anderson?
Para Falcon, não era nenhum dos dois. Para Anderson, era feudal.
c) Para Francisco Falcon, qual era a principal classe beneficiada pelo absolutismo?
A aristocracia.
3ª QUESTÃO
Anulada (Somente as turmas: 1009,1010 e 1011)
A expansão da Peste Negra. (Legenda)
4ª QUESTÃO
A primeira imagem representa os flagelantes, grupo de pessoas que acreditavam que ao se auto-flagelarem agradavam a Deus e consequentemente, Este, se apiedaria dos homens e acabaria com a peste, que segundo alguns era um castigo de Deus. A segunda figura representa pessoas "atacadas" pela peste. As consequências foram: em primeiro lugar, a grande mortandade de pessoas e como consequência uma escassez de mão-de-obra que elevou os salários e tornou os senhores menos dispostos a conceder liberdade aos servos. Por causa dessa situação aumentou o número de rebeliões e segundo alguns a necessidade de um Estado forte.
5ª QUESTÃO
d)
1+2+4+8=15 (Turmas 1012 e 1013)
Lembrete para as turmas 1012 e 1013.
Não esqueçam dos exercícios 1 ao 5 da página 100 para o dia 30/04.
Um abraço.
Alexandre.

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