Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

terça-feira, 7 de abril de 2009

CRISES DO SÉCULO XIV

Um bom resumo sobre as Crises do século XIV


Toda essa situação, vista nos slides, provocou uma série de revoltas no continente europeu. Esses movimentos enfraqueceram as relações feudais e contribuíram para o proceso de centralização administrativa em torno do rei, que já há algum tempo, vinha tentando fortalecer o seu poder.
É importante destacar que a desagregação do feudalismo não se processou da mesma maneira e ao mesmo tempo em todas as regiões da Europa.
Vejamos o que nos diz Hilário Franco Júnior, sobre essas transformações:
"Diante da crise agrária fazia-se necessária a conquista de novas áreas produtoras. Diante da crise demográfica fazia-se necessário o domínio sobre populações não européias. Diante da crise monetária fazia-se necessária a descoberta de novas fontes de minérios. Diante da crise social fazia-se necessário um monarca forte, contralador das tensões e das lutas sociais. Diante da crise político-militar fazia-se necessária uma força centralizadora e defensora de toda nação (...)".
Visões sobre a centralização do poder real
Estado burguês. Aliança entre o rei e a burguesia em detrimento da nobreza;
Estado neutro. O rei é o árbitro das "lutas" entre nobreza e burguesia;
Estado "aristocrático". O rei é apoiado pelos nobres para "sujeitar as massas camponesas a sua posição social tradicional." "Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado".

Fonte. http://www.slideshare.net/Hist8/crises-e-revol-no-sc-xiv?type=powerpoint
Acesso: 07/04/2009

Nenhum comentário: