Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 15 de março de 2009

CORREÇÃO DO TRABALHO - 1° BIMESTRE (EM SALA)

A PRIMEIRA GUERRA MUDIAL (1914-1918)
Carta do "front" (de um soldado inglês)
1.
a) É uma carta e também uma fonte histórica. (narrativa)
b) 5 de fev de 1918; Europa. O local não foi especificado;
c) O autor; D. Laurie Rowlnds;
d) Alice, a namorada.

2.
a) Cansaço, desencanto com a guerra;
b) Ele poderia sofrer alguma penalidade, pois está questionando a guerra e o patriotismo;

c) Na França, o sentimento revanchista contra a Alemanha era crescente, devido à humilhante derrota na guerra de 1870/1, às perdas territoriais (Álsacia e Lorena, territórios franceses, passaram para o domínio alemão) e ao pagamento de indenizações aos prussianos Iniciada a guerra, a Alemanha, para alcançar o exército aliado na frente ocidental (francesa), invadiu a Bélgica (desrespeitando a declaração de neutralidade desse país).
d) A única coisa que o mantém é pensar que está contribuindo para a segurança dos seus familiares, das pessoas que o amam (e a quem ele ama). Sua esperança (e a dos outros soldados) é que em seus países de origem haja protestos contra a guerra, de tal forma que os seus governos acabem logo com a guerra, de qualquer maneira (portanto, não importa quem seja o vencedor).
A Rússia foi o único país onde os protestos contra a guerra foram efetivos aliados às condições internas que levaram à revolução: Em 27 de março de 1917, (17 de fevereiro pelo calendário russo), ocorreu uma sublevação geral. Um amplo movimento de operários, camponeses e soldados forçou o czar Nicolau II a abdicar. Caía a monarquia e um governo provisório republicano foi organizado. Uma ampla frente política, formada por liberais, progressistas e mencheviques, constituiu o novo governo, que insistiu em manter o país na guerra. O desejo da quase totalidade da população, que passava fome e sofria na pele os efeitos da guerra, era contrariado pelo novo governo. Os soldados não queriam mais lutar (...). No dia 6 de novembro (24 de outubro pelo calendário russo), iniciava-se a revolução. Os operários cercaram o Palácio de Inverno, sede do governo, e ocuparam as estações ferroviárias, os bancos, as centrais telefônicas e as grandes indústrias. Em seguida, os membros dos sovietes escolheram os membros do Conselho dos Comissários do Povo, o novo governo russo. (...) Em Assembléia Geral, os sovietes aclamaram Lenin como chefe de governo (26/10/1917). Em março de 1918, a Rússia fazia um acordo de paz em separado com a Alemanha.
e) O teor da carta leva a crer que sim: "...todos estão fartos e ninguém tem mais nada daquilo que se conhece como patriotismo. Ninguém dá a mínima se a Alemanha tem a Alsácia, Bélgica ou França. A única coisa que todos desejam é acabar com isto de uma vez e voltar pra casa. Esta é honestamente a verdade e qualquer um que tenha estado aqui nos últimos meses dirá a mesma coisa".
f) Resposta pessoal.

Nenhum comentário: