Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sábado, 7 de março de 2009

PRÓXIMA AULA: 12/03/2009

2º Ano
Na aula anterior, trabalhamos algumas das Doutrinas Sociais que tiveram importante participação na organização política, social e econômica da sociedade nos séculos XIX e XX - suas primeiras duas décadas. Ao término da aula, realizamos os exercícios 8, 10 e 12 do livro didático e fizemos a correção dos mesmos.
Para a próxima aula:
1º tempo.
Realização e correção das atividades do capítulo 1
2º tempo.
Leitura em grupo do capítulo 2 e a realização e correção das atividades.

Páginas para atividades e aprofundamento do tema.
Hegemonia européia
Atividades sobre a hegemonia européia.
Vale a pena ler.

A expansão norte-americana.
O Destino Manifesto

Atividade extra.
Uma pequena atividade sobre a expansão norte-americana
(PUC-RJ 1998) "Na virada do século, o Caribe transformou-se numa espécie de `grande lago americano' , destinado a atender à sede de investimento de uma sólida comunidade de negócios e às nascentes necessidades estratégicas e militares norte-americanas. Para além do Caribe e da América Central, as atenções se voltaram para o Pacífico. Essas áreas conformariam o laboratório para a retomada da doutrina do `Destino Manifesto', que no passado havia já servido de justificativa para ações expansionistas similares, em que o emprego da força era visto como inevitável."
Marco Pamplona, Revendo o sonho americano: 1890-1972.
A citação acima refere-se à expansão norte-americana no Caribe e no Pacífico, em fins do século XIX e inicio do século XX. A partir do exposto:
a) Explique como a doutrina do `Destino Manifesto' foi aplicada em benefício dos interesses expansionistas norte-americanos no Pacífico e no Caribe.

b) Cite 3 (três) características da presença econômica, cultural e política norte-americana no Caribe e na América Central, à época.
Respostas nos comentários.

3º Ano
Na aula do dia 05 de março, relembramos os fatores que desencadearam a Primeira Guerra e trabalhamos as principais fases do conflito, foi elaborado um esquema resumo e realizamos algumas atividades do livro. Para a próxima aula será realizado um trabalho sobre o conflito e depois a elaboração de um resumo sobre:

* As mudanças provocadas pela guerra;
* O fim da guerra;
* O Tratado de Versalhes;
* O pós-guerra;
* A Liga das Nações;
* A ascensão dos EUA
O dia 12/03/2009 é a data limeite para a entrega do trabalho sobre a Primeira Guerra Mundial.

Nenhum comentário: