Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 8 de março de 2009

Abreviaturas: como abreviar as palavras?

Abaixo encontra-se algumas das regras para abreviatura de palavras. Mas você pode criar as suas próprias. Não é só isso, você pode criar símblos para substituir palavras, partes de uma palavra ou até mesmo expressões. Exemplos:
Expansão Marítima Européia. (Ex ≈ Eur)
Cristianismo. (†)
Abreviaturas: como abreviar as palavras?
Muitas vezes precisamos abreviar as palavras por economia de tempo ou de espaço. A regra geral para abreviatura das palavras é simples. Basta escrever a primeira sílaba e a primeira letra da segunda sílaba, seguidas de ponto abreviativo. Caso a primeira letra da segunda sílaba seja vogal, escreve-se até a consoante. Exemplos: fut. (futuro), adj. (adjetivo), gram. (gramática), num. (numeral), al. (alemão), subst. (substantivo). Se a palavra tiver acento gráfico, este será conservado se cair na primeira sílaba. Exemplos: núm. (número), gên. (gênero), créd. (crédito), déb. (débito), lóg. (lógica), méd. (médico). Se a segunda sílaba iniciar por duas consoantes, as duas farão parte da abreviatura. Exemplos: pess. (pessoa), constr. (construção), secr. (secretário), diss. (dissílabo). Algumas palavras não seguem a regra geral para abreviatura. Exemplos: a.C. ou A.C. (antes de Cristo), ap. ou apto. (apartamento), bel. (bacharel), btl. (batalhão), cel. (coronel), Cia. (Companhia), cx. (caixa), D. ( digno, Dom, Dona), f. ou fl. ou fol. (folha), ib. ou ibid. (ilidem, da mesma forma), id. (idem, o mesmo), i.é. (isto é), Ilmo. (Ilustríssimo), Ltda. (Limitada), M.D. (Muito Digno), p. ou pág. (página), pp. págs. (páginas), pg. (pago), p.p. (próximo passado), P.S. (pós escrito = escrito depois), Q.G. (Quartel General), rem. ou remte. (remetente), S.A. (Sociedade Anônima), sv. (serviço), S.O.S. (Save Our Souls = salvai nossas almas), u.i. (uso interno), U.S.A. (Unitid States of America = Estados Unidos), vv. (versos, versículos). Os gramáticos tradicionais não admitem flexão em abreviaturas, como: profª (professora), págs. (páginas). É bom lembrar que na flexão de gênero, não aparece a desinência “o”, indicativa do masculino nas abreviaturas, como: prof. profª. Está errado grafar o masculino assim: profº. Nas abreviaturas de caráter internacional, não se põe o ponto abreviativo: h, kg, km, kw, l. Nunca corte a palavra numa vogal, sempre numa consoante. Exemplo: departamento = dep., nunca depa.) A abreviatura deve ter metade ou menos da metade da palavra original, do contrário, será melhor escrever a palavra por extenso. Não se deve usar abusivamente abreviaturas em provas, trabalhos, artigos ou redações, só em anotações de uso pessoal. No caderno Classificados da Folha da Região, o uso da abreviatura é uma constante porque o cliente quer economizar espaço para pagar menos.
Abreviatura - pontoNo período: “O professor respondeu a Pedro Marcolino Jr.” não há a necessidade de repetir a pontuação. O ponto da abreviatura serve para indicar o final do período também.
Abreviatura - plural
Professor, certa vez, fazendo um curso de redação o professor disse que não se deve utilizar siglas no plural, como CD’s. Contudo, não perguntei o fundamento dessa orientação gramatical. Tenho enfrentado resistência dos colegas de trabalho quando faço essa correção, em razão de ser amplamente utilizada o plural em siglas. Qual seria a fundamentação para o veto de utilizar o plural de sigla e como empregar na redação. Álvaro Luiz.
RESPOSTA: plural de CD é CDs, se escreve assim, sem apóstrofo, e não assim: CD's (isso é coisa do inglês, nada a ver com o português). Seria melhor parar de brigar com os colegas, pois o plural em siglas e abreviaturas está tão incorporado que é perda de tempo nadar contra a maré. Seu professor está certo, mas a língua pertence a seus usuários, portanto, ficar contra as mudanças é uma luta inglória.A fundamentação pelo não-uso seria o fato de as desinências serem detalhes indicativos de número e de gênero nos nomes, e abreviatura e siglas dispensam detalhes, ficam apenas com o principal, seria uma impropriedade do sistema o seu uso.Considero uma briga fútil, pois a presença de desinência de número em siglas, às vezes, é indispensável ao bom entendimento, e também não vai deformar a nossa língua, há outras deformações que precisam ser evitadas, como os estrangeirismos.
Abreviatura de numeral
COMO? 1,5 MILHÃO DE REAIS?
Quando abreviamos R$ 1.500.000,00 para 1,5 milhão de reais, a casa do milhão é a que fica antes da vírgula. Observe mais exemplos: 2,1 milhões = dois milhões e cem mil; 1,3 bilhão = um bilhão e trezentos milhões; 4,1 bilhões = quatro bilhões e cem milhões.
Abreviatura de ordinal
Pedro Aleixo Filho, ex-colega de Folha da Região, tem uma nova pergunta. Na indicação de primeiro, primeira, segundo, segunda deve-se utilizar o algarismo, tendo, ao lado, um ponto encimado pela letra "a" o ou a sobrescritas ou utiliza-se apenas as letras? Ex.: 1.º e 1.ª ou 1º e 1ª?
Usar a última forma (sem o ponto) parece indicação de grau de temperatura na escala Celsius. Ex.: 1º (um grau), 32º (trinta e dois graus), 0º (zero grau), - 4º (menos quatro graus, quatro graus negativos ou quatro graus abaixo de zero).
É, também, errado colocar um tracinho (-) ou dois (=) abaixo das letras a e o sobrescritas (ª e º). Certo?
Resposta: o Pedro perguntou, mas já tinha a resposta na ponta da língua, pois conheço o seu zelo pelo português culto. O único reparo que faço é colocar C depois do ozinho para indicar centígrados: 32º C.
Como abreviar palavras
Escreve-se a primeira sílaba e a primeira letra da segunda sílaba, seguida de ponto abreviativo. Exemplos:Gramática: gram.Alemão: al.Numeral: num.
O acento presente na primeira sílaba se mantém. Exemplos:
Gênero: gên.
Crédito: créd.
Lógico: lóg.
Se a segunda sílaba iniciar por duas consoantes, escrevem-se as duas. Exemplos:
Pessoa: pess.
Construção: constr.
Secretário: secr.
Inúmeras palavras não seguem essas regras. Exemplos:
Antes de Cristo: a . C.
Apartamento: apto.
Companhia: cia.
Página: pg.

Nenhum comentário: