Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sábado, 12 de dezembro de 2009

Exercícios de Revisão - Gabarito.

Gabarito
Exercícios de revisão - 3° ANO
Assunto:
A República Populista
1. A crise política desencadeada com a renúncia se deve ao fato de os militares antigetulistas não admitirem a pose do vice, Jango. A crise foi solucionada quando parlamentares e militares chegaram a um acordo, propondo a instituição de regime parlamentarista. Jango assumiria, mas com poderes diminuídos, pois o poder executivo se deslocaria para o primeiro-ministro.
Assunto: A Primeira Guerra Mundial
Mapa: Alianças.
2. As potências européias estabeleceram essas alianças para se prevenirem contra uma eventual guerra. Assim, formou-se a Tríplice Aliança (Potências Centrais). Em oposição a essa aliança, formou-se a Tríplice Entente. Essas alianças, em vez de aplicar os conflitos, só fizeram aumentar o clima de tensões, pois, pelos compromissos que elas envolviam, bastava um pequeno atrito para que todas fossem arrastadas à guerra.
Assunto: Revolução Russa
3. Ainda quando Lenin era vivo, Stalin já havia assumido o cargo de secretário-geral do Partido Comunista da URSS. Era uma posição política estratégica. Quando Lenin morreu a disputa pela liderança da URSS concentrou-se nos dois nomes mais importantes: Stalin e Trotsky. O primeiro era conhecido pela sua habilidade no jogo político e o segundo pela sua firmeza teórica. Sob o ponto de vista de Stalin, consolidar o socialismo na Rússia era prioritário. Só depois, em um prazo não determinado, se procuraria estender a revolução socialista para outros países. Trotsky acreditava que isso não era possível, pois a Rússia ficaria isolada e o governo revolucionário não se manteria. Era a tese da “Revolução Permanente”.
Trotsky morto.
Stalin iniciou ‘um ardiloso esquema para desacreditar Trotsky das bases do partido’. Em 1925 conseguiu destituir Trotsky do cargo de comissário.
Assunto: República Populista
4. Juscelino achava que era preciso que o Brasil saísse definitivamente da situação de país atrasado e pobre. Daí o incentivo ao capital estrangeiro. Com isso, grandes empresas estrangeiras instalaram-se aqui.
A política de crescimento acelerado promovida por JK, entretanto, exigia grandes públicos, provocando emissão de dinheiros e inflação, além do crescimento da dívida externa.
Assunto: Os EUA na década de 20
5. A classe média vivia uma febre de consumo, proporcionada pela grande produção e exportação, e melhoria do padrão de vida. A alta produtividade melhorou também a renda dos trabalhadores das fábricas.

Nenhum comentário: