Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 3 de maio de 2009

CORREÇÃO 2° ANO - 1° BIM. CAPÍTULO 42. C.E.RUBENS FARRULLA

PARA SISTEMATIZAR O ESTUDO (p. 227)
- Análise -
3. As péssimas condições de vida na Bahia, marcada pela crescente escassez de alimentos, tornava a vida da po­pulação mais pobre extremamente difícil, agravada pela violência da dominação portuguesa. Artesãos, sapateiros, alfaiates, soldados, escravos libertos e escravos aderiram ao movimento, que objetivava mudanças, como o fim da escravidão, a diminuição dos impostos, o aumento dos soldos para os militares, as promoções para os oficiais.
Fomentando esses objetivos havia os ideais da Revolução Francesa: república, liberdade, igualdade, anticlericalis­mo, comércio livre etc.
- Sintese -
5. A Inconfidência Mineira reuniu um número maior de pes­soas da elite local: intelectuais, funcionários, fazendeiros etc. A Conjuração Baiana reuniu pessoas mais humildes: artesãos, sapateiros, alfaiates, soldados, escravos libertos e escravos. Os revoltosos da Bahia também tinham pro­postas de mudanças mais radicais que os mineiros, como o fim da escravidão, por exemplo. Entre os baianos foi maior o número de condenados à morte

Nenhum comentário: