Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 3 de maio de 2009

CORREÇÃO 1° ANO - 1° BIM. CAPÍTULO 18. C.E.RUBENS FARRULLA

PARA SISTEMATIZAR O ESTUDO (p. 100)
-Análise -
1. Durante o curso dessa longa guerra, os reis franceses or­ganizaram um exército permanente, controlado pelo poder central, e criaram um imposto fixo, destinado à manutenção desse exército. Com a vitória, o poder real ficou fortalecido e o sentimento de identidade nacional se inten­sificou entre os franceses. Assim, a França havia se tor­nado um Estado unificado econômica e politicamente; e o poder, totalmente centralizado nas mãos do rei.
2. A luta de Reconquista foi a luta dos cristãos para expul­sar os árabes da península Ibérica. Nos territórios toma­dos dos árabes, os cristãos formaram diversos reinos. Um deles foi o Reino de Portugal, e os demais, sob a hege­monia de Castela, acabaram por unir-se no processo de formação da Espanha.
3. A atual Alemanha era ocupada por pequenos feudos e principados, constituindo o Sacro Império Romano-Ger­mânico (que englobava também algumas regiões da Itália). O imperador encontrou dificuldades para fortalecer-se, pois a Coroa era eletiva e havia a oposição do papa e dos grandes senhores à centralização do poder. Na penínsu­la Itálica, a situação era parecida. Além das partes perten­centes ao Sacro Império, havia vários pequenos Estados. Mas nenhum deles era suficientemente forte para impor-­se aos demais e unificar politicamente a região.
4. Os alunos poderão constatar que as fronteiras dos Esta­dos variam de uma época para outra, e que, portanto, são construí das historicamente. O primeiro mapa mostra a fragmentação resultante das invasões germânicas. Cer­amente, eles perceberão que o número de Estados diminuiu no século XVI, ao observar o segundo mapa, pois a Europa se estruturou em função do Estado nacional, re­sultante do surgimento das nações e da constituição dos mercados. Finalmente, analisando o terceiro mapa, veri­ficarão que a concorrência imposta pela globalização le­vou à formação dos blocos econômicos, como a União Européia, acenando para a eventual possibilidade do de­saparecimento das fronteiras nacionais.
Você deve garantir que o terceiro mapa analisado apre­sente a divisão do mapa-múndi em blocos econômicos mundiais, ou, pelo menos, a União Européia.
Se houver oportunidade, aproveite para enriquecer estes estudos com uma pesquisa sobre outros blocos econômi­cos, como Nafta, Mercosul, CEI, Alca etc.
5. Os reis tiveram papel decisivo, atuando como elemento unificador dos diversos grupos sociais. A burguesia tembém favoreceu o processo, percebendo que a unificação nacional contribuía para a constituição de um mercado ­protegido da concorrência estrangeira. Além disso os senhores feudais cobravam impostos traziam dificuldades às atividades comerciais. Já a nobreza se opôs porque certamente perderia poder com a formação dos Estados centralizados.

Nenhum comentário: