Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 11 de outubro de 2009

DESAFIO - 4° BIMESTRE


Escravos no Brasil Colonial
Essa atividade é de adesão voluntária e os pontos são extras.
O que a gente sabe sobre os escravos que havia no Brasil?
Muita coisa? Pouca coisa? Mais ou menos?
Bem, a gente sabe que havia escravos, que os negros é que eram escravos e que eles vinham da África...
Que tal a gente investigar um pouco este assunto?
Que tal tentarmos encontrar respostas para algumas perguntas que nos ajudem a entender melhor como foi este capítulo negativo da história do nosso país e das atitudes de nossos antepassados?!
Você está convidado a fazer uma "viagem" por este caminho...
Venha!
Tarefa - Desafio
O desafio ou tarefa consiste em responder às perguntas abaixo, que representam alguns aspectos importantes daquilo que se poderia e deveria querer saber a respeito da escravidão no Brasil:
Coisas importantes para se compreender sobre a escravidão negra:
1. Por que aconteceu a escravidão?
2. Por que exatamente os africanos foram tornados escravos?
3. Como eram tratados os escravos?
4. De que maneira os escravos tentavam se "defender"?
5. Qual era o posicionamento da igreja a respeito da escravidão?
6. Quantos escravos foram trazidos para o Brasil?
7. Quais eram as curiosidades gerais (talvez pitorescas?!) sobre a vida dos escravos?
8. Como os donos de terras (fazendeiros) se viraram com o trabalho após a abolição?
9. O que eram os quilombos e como funcionam? Quais foram os principais e o que aconteceu com eles?
Processo
Saber mais sobre a escravidão não é uma coisa que “cai do céu”, assim “prontinha” - não!
É preciso investigar...
É preciso ler.
Bucar.
Descobrir.
E tudo isso não acontece de uma vez só.
É um processo.Vamos, pois, ao processo de investigação sobre a escravidão.
Para que este processo ocorra de forma adequada, é necessário seguir algumas etapas.
Vejamos:
- Formar dupla com alguma colega.
- Ler as questões colocadas no “Desafio”.
- Pesquisar nos endereços indicados em “recursos”.
- Investigar os temas escolhidos pela sua dupla.
Sintetizar o conteúdo encontrado. Utilizar o Editor de Textos para anotar as informações principais. Não apenas copiando o que estiver nos sites, mas tomando nota das idéias mais importantes e comentando-as. Fazer isto de forma a apresentar para o professor.
Reler o texto e corrigir os eventuais erros de português bem como melhorar a clareza das idéias que eventualmente não estiverem tão claras assim.
Escrever uma conclusão relacionando o assunto com a nossa vida de hoje, e manifestando uma posição quanto à situação dos negros hoje em dia e as formas “disfarçadas” de escravidão.
Elaborar uma apresentação da pesquisa com utilização de imagens ilustrativas – que sejam trazidas aos colegas em forma de seminário.
Tempo previsto para esta etapa: 4 períodos de aula para buscar e organizar as informações no editor de texto; 2 períodos para organizar a apresentação com imgens e 1 período para fazer as apresentações.
Buscar e organizar as informações: até o dia 10 de novembro;
Organizar a apresentação com imagens: até o dia 24 de novembro
Apresentação: 30 de novembro e 1° de dezembro.
Recursos
Para poder avançar no rumo certo você precisa, pode e deve fazer uso de variados recursos que o ajudarão a ter êxito.
Esses recursos tem a forma de informações.
Informações não resolvem tudo – mas são essenciais para a gente produzir o conhecimento.
Além das fontes de informações que você pode conhecer e descobrir, como o seu próprio livro, livros diversos de bibliotecas, revistas e outros, você tem os seguintes endereços eletrônicos para visitar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quilombo
http://www.eb23-diogo-cao.rcts.pt/Trabalhos/bra500/txt/tquil.html
http://pessoas.hsw.uol.com.br/quilombolas1.htm
Site que conta a história da Escravidão
"Dia da Consciência Negra" retrata disputa pela memória histórica
Origem da Escravatura: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tráfico de escravos para o Brasil
Avaliação
O processo de avaliação das Tarefas Propostas será feito de acordo com os seguintes critérios:
REGULAR --> 1
BOM --> 2
MUITO BOM --> 3
Os critérios que serão utilizados para a avaliação são:
Clareza e objetividade na apresentação oral e escrita,
Coerência do conteúdo;
Disponibilidade para a execução das tarefas propostas;
Espírito de cooperação;
Aparência: cores adequadas, organização e nitidez dos textos e das imagens;
Criatividade no tratamento e apresentação do tema;
Apresentação.

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