Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 13 de janeiro de 2013

A Fundação Getúlio Vargas auxilia estudante a se preparar pra o ENEM


Projeto da Fundação Getulio Vargas pretende contribuir com estudantes para o Enem e melhorar métodos de professores

Mauro de Bias
Quem quer começar o ano se preparando para o Enem terá uma ajuda extra em 2013. A Fundação Getulio Vargas (FGV) lançou, no final do ano passado, o programa Ensino Médio Digital com a proposta de auxiliar os alunos que desejam estudar para o exame nacional ou apenas complementar os estudos regulares. O site ensinomediodigital.fgv.br disponibiliza, gratuitamente, material de todas as áreas do conhecimento ensinadas na escola, além de um banco com quase 5 mil questões.
Com relação ao conteúdo de História, política internacional, exacerbação do nacionalismo, discussões trabalhistas e disputa por colônias africanas e asiáticas são alguns dos temas abordados. “A ideia foi fornecer um panorama geral sobre o início do século XX, quais as causas que levaram à Primeira Guerra Mundial, por exemplo, o contexto na Europa e no Brasil”, explica Renato Franco, coordenador da área de Ciências Humanas do projeto.
A socióloga Raquel Emerique, outra coordenadora do projeto, explica que o Ensino Médio Digital também se dedica aos docentes por meio de orientação e cursos. “Os professores de escolas, às vezes, não sabem o que envolve a elaboração de uma questão. O Enem é feito por professores de universidades. Então, damos essa experiência para que eles também possam compreender o processo e melhorar suas práticas em sala de aula”, conta.
Baltasar Gomez Ruiz, professor de História do Ensino Médio, aprova a iniciativa para estimular os alunos. Ele trabalha nas redes pública e privada em São Paulo. “Eu utilizo múltiplas tecnologias. Para ensinar Revolução Francesa, há pouco tempo, usei documentos, apostila, debate, teatro para entender os estados e um documentário do History Channel.Os alunos adoram, então, faço essas conexões”, justifica. Agora, o professor terá mais um meio para ensinar.
Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/em-dia/uma-forcinha-nos-estudos

Nenhum comentário: