Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Formação Continuada

A partir dessa postagem irei publicar as aulas preparadas para o curso de Formação Continuada da SEEDUC para as turmas do 1º Ano – elaboradas e adaptadas para o curso noturno.
Assunto: História da América.
Tema: A conquista da América Espanhola na obra de Bartolomeu de Las Casas e nas ilustrações de Theodere de Bry. 

Roteiro de Ação
Duração prevista: 2 aulas (45 minutos cada)
Área de conhecimento: História da América
Assunto: A conquista européia nas gravuras de Theodore de Bry
Competência:
Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
Habilidades:
Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da História.
Materiais necessários:  Cópia dos textos;  Data show.
Introdução
            Professor,
            A atividade a seguir, tem como objetivo analisar o impacto da conquista espanhola, através de análise de texto e imagens produzidas por Theodore de Bry para a obra de Bartolomeu de Las Casas (com o auxílio da disciplina de espanhol).
            Entendemos que com essa aula abrangemos apenas uma das diversas partes e contextos do processo e conquista da América espanhola.
Providências:
            O professor previamente deverá entregar aos alunos as fichas sobre os comentários das imagens para ser trabalhada na disciplina de espanhol e o trecho selecionado do artigo Hernán Cortés: histórias e memória do professor Marcus Vinícius de Morais, que se encontra no link: http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/02/hernan-cortes-historias-e-memoria.html. Site: Para entender a História. Acesso: 27 de setembro de 2012. Pedir aos alunos que elaborem suas dúvidas com relação ao texto lido.
Pré-requisitos:
            O professor deve relembrar o processo de expansão europeu e os fatores que contribuíram para esse processo, tais como: a centralização monárquica e o mercantismo
Procedimentos:
1ª Aula – Análise do texto
            Pedir aos alunos que formem um círculo e que um deles apresente as suas dúvidas, logo após, indague quais dos alunos pode sanar as dúvidas do colega. Repita essa estratégia duas ou três vezes.
            Ao término dessa etapa faça asa suas considerações sobre o texto e as relações devidas com o tema a ser estudado.
2ª Aula – Exibir as imagens de Theodore de Bry, no data show
            Exibir as gravuras e pedir que os alunos relacione-as com o material traduzido na aula de espanhol. Link no final da postagem.
Avaliação
            A avaliação deverá ser feita utilizando a pertinência das dúvidas elaboradas a partir da leitura do texto e as respostas dos próprios alunos e a as relações feitas entre as fichas – traduzidas – e as gravuras. Pode-se fazer também uma análise do texto por escrito.  
Aprofundamento
Carvalho, Lucas Borges de. Direito e Barbárie na Conquista da América Indígena.http://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15222 (PDF). Acesso: 23 de setembro de 2012.
Lima, Fábio Jesus de. Bartolomeu de Las Casas e os índios: O visionário das Américas. In. Texto didático história das Américas.http://www.uel.br/pessoal/jneto/arqtxt/Textosdidaticos-HistoriaAmerica.pdf. Acesso: 23 de setembro de 2012.
Um outro olhar.
Uma síntese sobre os diversos mitos sobre a conquista da América. Publicado no site da revista Aventuras na História.
Os sete mitos da conquista da América
Como poucas centenas de espanhóis submeteram milhões de índios, alguns tão desenvolvidos quanto as mais avançadas civilizações européias?
Textos - fichas - para os slides (em espanhol)
1º Slide
«Hacían unas horcas largas que juntasen casi los pies a la tierra, y de trece en trece, a honor y reverencia de nuestro Redentor y de los doce apóstoles, poniéndoles leña y fuego los quemaban vivos». (La Española)
2º Slide
«Otros, y todos los que querían tomar a vida, cortábanles ambas manos y dellas llevaban colgando, y decíanles: 'Andad con cartas', conviene a saber: 'Llevá las nuevas a las gentes que estaban huídas por los montes'.
Comúnmente mataban a los señores y nobles desta manera: que hacían unas parrillas de varas sobre horquetas y atábanlos en ellas y poníanles por debajo fuego manso, para que poco a poco, dando alaridos, en aquellos tormentos desesperados se les salían las ánimas». (La Española)
3º Slide
«[...] hizo meter dentro de una casa de paja muy grande los más señores por engaño, y metidos les mandó poner fuego y los quemaron vivos. A todos los otros alancearon y metieron a espada con infinita gente, y a la señora Anacaona, por hacelle honra, ahorcaron». (La Española)
4º Slide
«[...] dándole un cacique o señor de su voluntad o por miedo (como más es verdad) nueve mil castellanos, no contentos con esto prendieron al dicho señor y átanlo a un palo sentado en el suelo y, estendidos los pies, pónenle fuego a ellos porque diese más oro, y él envió a su casa y trajeron otros tres mil castellanos; tórnanle a dar tormentos y, él no dando más oro porque no lo tenía o porque no lo quería dar, tuviéronle de aquella manera hasta que los tuétanos le salieron por las plantas, y así murió». (Tierra Firme)
5º Slide
«A todos los señores, que eran más de ciento y que tenían atados, mandó el capitán sacar y quemar vivos en palos hincados en la tierra. Pero un señor, [...] pudo soltarse y recogióse con otros veinte o treinta o cuarenta hombres al templo grande que allí tenían, el cual era como fortaleza, que llamaban cuu, y allí se defendió gran rato del día. Pero los españoles, [...] pusieron fuego al templo y allí los quemaron dando voces: '¡Oh, malos hombres! ¿Qué os hemos hecho?, ¿por qué nos matáis? Andad, que a México iréis, donde nuestro universal señor Motenzuma de vosotros nos hará venganza'». (Matanza de Cholula)
6º Slide
«[...] y envió otras cuadrillas a todas las otras partes de la ciudad donde hacían las dichas fiestas, disimulados como que iban a verlas, y mandó que a cierta hora todos diesen en ellos. Fue él, y estando embebidos y seguros en sus bailes, dice '¡Santiago y a ellos!' Y comienzan con las espadas desnudas a abrir aquellos cuerpos desnudos y delicados y a derramar aquella generosa sangre, que uno no dejaron a vida». (Matanza del Templo Mayor de México)
7º Slide
«[...] cuando iba a hacer guerra a algunos pueblos o provincias llevaba de los ya sojuzgados indios cuantos podía, que hiciesen guerra a los otros, y como no les daba de comer a diez y a veinte mil hombres que llevaba, consentíales que comiesen a los indios que tomaban. Y así había en su real solenísima carnecería de carne humana, donde en su presencia se mataban los niños y se asaban, y mataban el hombre por solas las manos y pies, que tenían por los mejores bocados [...] Mató infinitas gentes con hacer navíos: llevaba de la mar del Norte a la del Sur ciento y treinta leguas los indios cargados con anclas de tres y cuatro quintales, que se les metían las uñas dellas por las espaldas y lomos. Y llevó desta manera mucha artillería en los hombros de los tristes desnudos, y yo vide muchos cargados de artillería por los caminos angustiados». (Alvarado en Guatemala)
8º Slide
«Como andaban los tristes españoles con perros bravos buscando y aperreando los indios, mujeres y hombres, una india enferma, viendo que no podía huir de los perros que no la hiciesen pedazos como hacían a los otros, tomó una soga y atóse al pie un niño que tenían de un año y ahorcóse de una viga. Y no lo hizo tan presto que no llegaron los perros y despedazaron el niño, aunque antes que acabase de morir lo batizó un fraile [...] En este reino, o en una provincia de la Nueva España, yendo cierto español con sus perros a caza de venados o de conejos un día, no hallando qué cazar parecióle que tenían hambre los perros, y toma un muchacho chiquito a su madre y con un puñal córtale a tarazones los brazos y las piernas, dando a cada perro su parte». (Yucatán)
9º Slide
«Danle el tormento del trato de cuerda, échanle sebo ardiendo en la barriga, pónenle a cada pie una herradura hincada en un palo y el pescuezo atado a otro palo y dos hombres que le tenían las manos, y así le pegaban fuego a los pies y entraba el tirano de rato en rato y le decía que así lo había de matar poco a poco a tormentos si no le daba el oro». (Bogotá)
10º Slide
«[...] envió gente a hacer guerra, donde mataron infinitas ánimas y cortaron manos y narices a mujeres y a hombres que no se podrían contar, y a otros echaron a perros bravos que los comían y despedazaban.
Otra vez, [...] [los indios] se fueron a un peñón fuerte para se defender de enemigos que tanto carecían de entrañas de hombres, [...] Idos los españoles al peñón, súbenlo por fuerza, [...] y que los aseguraban que no les harían mal alguno, que no peleasen, luego los indios cesaron; manda el crudelísimo hombre a los españoles que tomasen todas las fuerzas del peñón y, tomadas, que diesen en los indios. [...] Después de haber descansado un rato, mandó el capitán que matasen y despeñasen del peñón abajo, que era muy alto, toda la gente que viva quedaba. Y así la despeñaron toda, y dicen los testigos que veían nubada de indios echados del peñón abajo, de setecientos hombres juntos que caían donde se hacían pedazos». (Nueva Granada)
A tradição lascasiana e o outro Cortés.
            Além da imagem de Cortés como o herói da cristandade e da Espanha do século XVI, outra tradição também se formou nesse mesmo século.
Após os primeiros anos de colonização, muitas denúncias e queixas a respeito da ação espanhola na América foram feitas, a partir de cartas, livros e discursos contrários à conquista, feitos em defesa aos índios.
            A maior parte das acusações se tratava de referências à violência usada pelos conquistadores e aos maus tratos que os colonos lançavam sobre os indígenas.
O frei dominicano Bartolomé de Las Casas foi o maior representante de um novo grupo de homens que se colocou abertamente contra as práticas de Cortés na América.
            Sua obra mais conhecida foi certamente aBrevíssima relação da destruição das Índias escrita em 1542 em que o religioso fez uma série de denuncias a respeito da exploração e dos abusos dosencomenderos, afirmando que os crimes dos colonizadores seriam pagos com a condenação eterna no Inferno.
            A obra de Las Casas, assim como as cartas de Cortés, está contida nas convenções e no estilo da época, principalmente no que diz respeito ao uso de argumentos aristotélicos para convencer o leitor a respeito de sua defesa do mundo indígena.
            O dominicano certamente tinha interesses particulares nesse ataque aos conquistadores, já que sua experiência missionária na América havia sido pequena e que, ele próprio, defendia um índio que mal conhecia: “o êxito obtido através da forma com que elabora sua argumentação transforma-o em herói (...) não pelo que ele fez de generoso como missionário, mas pela sua capacidade de nos comover”.
            Para isso, Las Casas utilizava argumentos religiosos para demonstrar os atos considerados errôneos dos conquistadores europeus.
Sua imagem sobre o indígena corresponde a uma representação de dor e sofrimento, talvez porque estivesse mais preocupado em vencer os debates que logo travaria a respeito do tema.
Além disso, a imagem que constrói sobre os conquistadores dialogava com toda a iconografia produzida na Europa sobre o tema, em que a violência dos conquistadores parecia ser o único ingrediente dessas narrações:

 “Um espanhol desembainha a espada e imediatamente os outros cem fazem o mesmo, e começam a estripar, rasgar e massacrar aquelas ovelhas e aqueles cordeiros, homens, mulheres, crianças e velhos que estavam sentados, tranquilamente, olhando espantados para os cavalos e para os espanhóis. Em pouco tempo não restaram sobreviventes de todos os índios que ali se encontravam”.

            O frade declarou que Cristo era um Deus libertador e, assim, o reino dos céus anunciado no Evangelho devia ser predicado com amor e espírito de convencimento e não com violência ou escravidão.
            Seguindo estas idéias, fez uma crítica aberta a respeito das formas de conquista e colonização e atacou também os religiosos que haviam argumentado que a conquista armada era um passo necessário à entrada do Evangelho na América.
Nas palavras do frade, em uma de suas obras, História de las Índias, é possível perceber o tom de defesa e denúncia:

“[...] e tendo experiência que em nenhuma parte podiam escapar dos espanhóis, sofriam e morriam nas minas e nos outros trabalhos, quase como pasmados, insensíveis e pusilânimes, degenerados e deixando-se morrer, calando desesperados, não vendo pessoas no mundo a quem pudessem queixar-se nem que delas tivesse piedade”.

            O dominicano descreveu com drama as matanças coletivas dos índios, a violação de mulheres, as epidemias, os assassinatos de centenas de chefes indígenas e, para isso, recorria a diversas cenas bíblicas de cativeiro e escravidão.
            O discurso lascasiano, em que o indígena era visto como vítima das atrocidades dos espanhóis teria enorme repercussão na história do continente americano e nele o indígena aparecia como fraco, indefeso, violentado pelo massacre europeu, pela crueldade e, sobretudo, pela cobiça dos espanhóis.
            No entanto, ao mesmo tempo em que defendeu os indígenas, Las Casas acabou reforçando a idéia de superioridade espanhola, nas armas, nas técnicas.
Criou o mito do indígena fraco, frágil, igualmente carente de ajuda externa o que fez perpetuar ainda mais a concepção de que o indígena necessitava de ajuda, como se fosse uma criança indefesa e de que o continente americano, vítima da cobiça, vivia jorrando sangue e de veias abertas ao domínio estrangeiro.
            Ainda assim, as ações de Hernán Cortés que haviam sido grandemente elogiadas pelos cronistas anteriores, como nas cartas do próprio Cortés, e nas obras de Bernal Díaz, Motolinía e Mendieta, nos textos de Las Casas tomaram outra forma, pois mostravam um Cortés tirano, sem escrúpulos, ladrão e assassino que mediante uma série de crimes havia arrasado os índios sem piedade.
            As denúncias de Las Casas tiveram tamanha repercussão entre setores da Igreja e da intelectualidade européias que, na cidade de Valladolid, entre 1550 e 1551, ocorreu um famoso debate ético e filosófico a respeito da conquista e da presença espanhola na América.
            O debate foi travado entre Bartolomé de Las Casas e o humanista Juan Gines de Sepúlveda.
            Para sua defesa, Sepúlveda utilizou as obras dos primeiros cronistas das Índias, particularmente o texto de Gonçalo Fernandes de Oviedo e sua obraHistória geral e natural das Índias de 1535.
            Tentava demonstrar a superioridade da civilização espanhola sobre as culturas americanas, para valorizar a ação de Cortés e para reduzir os índios à categoria de selvagens.
Com os dados da obra e as concepções humanísticas a respeito dos povos europeus civilizados, Sepúlveda tentou mostrar que os índios americanos careciam de ciências, escrita e leis humanitárias, o que os incapacitava para constituir sociedades justas e racionais.
            Para ele, os índios eram partidários da idolatria e praticavam terríveis sacrifícios humanos.
Como não possuíam qualidades indicativas de vida civilizada, mereceriam ser subjugados e governados pelos espanhóis.
            Las Casas, por outro lado, fez uma fervorosa defesa dos indígenas, baseado em argumentos religiosos.
            De qualquer forma, essas duas imagens a respeito da conquista e de Cortés marcariam as tradições seguintes.
            Cortés era por um lado o conquistador heróico, representante da cultura européia, fiel súdito da coroa e da Igreja Católica, ou seja, um verdadeiro cavaleiro.
Mas por outro lado começava a se tornar também o tirano, maquiavélico, dissimulado, violento, capaz de fazer de tudo para dominar, vencer e enriquecer.


Acesso a apresentação no Power Point. Com as ilustrações de Theodore de Bry para a obra de Las Casas. 



Nenhum comentário: