Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CNEC: Aula - 22/02/2010 (5ª Série)

Na aula de hoje (22/02/2010) trabalhamos inicialmente com o tema: A concepção de História e esse assunto foi trabalhado com um poema de Jussara Braga, intitulado História da História.
E a partir da leitura do poema respondemos a um desafio com as seguintes perguntas:
Possibilidades de respostas.
1) Quem é a autora do poema?
Jussara Braga.
2) Como a autora do poema lida com a temporalidade da História?
O tempo, para a autora do poema, não é estático, cronológico, mas fluído cheio de idas e vindas. Onde os acontecimentos não têm um lugar fixo.
3) Quais desses acontecimentos históricos, implícitos no poema de Jussara Braga, você conhece? Enumere-os.
Pessoal. Exemplos:
A ida do homem a Lua;
O “descobrimento” do Brasil;
A independência do Brasil;
A Segunda Guerra Mundial;
A Mitologia Grega;
A arte rupreste.
4) Ao ler essa poesia, você notou como a autora apresentou os acontecimentos? Eles estão ordenados de alguma forma? Justifique a sua resposta.
Pessoal.
Sim.
A ordenação temporal dos acontecimentos segue uma linha não cronológica, mas imaginária, não científica, mas literária - poema – por isso, a autora se deixa levar pelos acontecimentos históricos e o dispõe de uma forma em que os fatos, os acontecimentos se ligam de uma forma agradável proporcionando uma leitura mais agradável.
5) Por que autora deu ao poema o título História da História?
Porque para ela o poema conta a história da história do ser humano através dos tempos.
6) Na sua opinião, o que a autora quis dizer com a palavra tempestade no verso “E, no meio da tempestade do mundo”?
Pessoal.
Podemos pensar a palavra tempestade dentro do contexto como mudanças.
7) Que lugares da História aparecem no poema?
Pessoal.
Roma, Grécia, Egito, Japão, Brasil etc.
8) Como você entendeu a última parte do poema?
Pessoal.
Que a História do homem é, em geral, uma história de transformações, de mudanças.

Lembrem-se as respostas acima é apenas uma sugestão para as perguntas do desafio.
Ao término da leitura e elaboração dos exercícios relembramos a noções de tempo cronológico e natural, para em seguida estudarmos a ideia de tempo histórico ao transformarmos anos em séculos.
Nas próximas aulas o nosso assunto e objetivos serão:
Assunto:
1. O estudo da História e a organização das primeiras sociedades.
Ø Introdução ao estudo da História.
Ø Tempos históricos.
Ø As hipóteses do surgimento do ser humano.
Objetivos:
* Compreender a importância do estudo da História.
* Entender a ideia de contexto histórico.
* Desenvolver a capacidade de elaborar linhas de tempo.
* Conhecer as diferentes hipóteses para o surgimento do homem.
Para saber mais
Abaixo indico uma série de sites com o tema que será trabalhado em sala nas próximas aulas. Desde a introdução do estudo da História até os debates sobre o surgimento da terra e do ser humano, entre criacionistas e evolucionistas. Lembrando sempre que a primeira é uma visão científica do surgimento do homem e a segunda uma interpretação religiosa do mesmo fato.
"Do ponto de vista pedagógico, aceitamos a proposta de Vincenti (1994), na qual nenhuma verdade pode ser aceita ou admitida, ela deve ser construída e reconhecida. Para uma condução a ações morais efetivamente livres, a educação formal não pode trilhar por caminhos que aniquilam a vontade de escolha dos alunos. Age-se, muitas vezes, em toda essa polêmica como se os estudantes não tivessem nenhum valor moral. Como assinala Puig (1998), a escola deve ter como objetivo o estímulo que possa levar os alunos à compreensão de quais são realmente os seus valores, para se sentirem responsáveis e comprometidos com os mesmos; evitando-se, portanto, todo e qualquer tipo de doutrinação ou inculcação."
PUIG, J. M. (1998) A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática.
VINCENTI, L. (1994) Educação e liberdade - Kant e Fichte. São Paulo: Editora Unesp.
http://www.scb.org.br/ (Criacionista)

Um comentário:

Micarla disse...

vou estudar consertesa!gostei da sua apresentaçao e deu para entender tudo!