Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

terça-feira, 9 de abril de 2013

Correção - Exercício 1 - Unidade 5

CIEP 289 CECÍLIO BARBOSA DA PAIXÃO
1º ANO DO ENSINO MÉDIO
CURSO NORMAL


ASSUNTO: O ENCONTRO DE CULTURAS: EUROPEIA, AFRICANA E AMERÍNDIA

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CARACTERIZAR AS IDENTIDADES EUROPEIAS, AFRICANAS E AMERÍNDIAS;
IDENTIFICAR AS TROCAS CULTURAIS;
DISCUTIR A ACULTURAÇÃO



 UNIDADE  5 -
 A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA PELOS EUROPEUS

CAPÍTULO 1
OS PRIMEIROS HABITANTES DA AMÉRICA

                O capítulo 1 trata das diversas teorias sobre a ocupação do continente americano e as características, econômicas, políticas, sociais e culturais dos principais povos pré-colombianos, dando destaque aos Maias, Incas e Astecas.


CAPÍTULO 2
A AMÉRICA ESPANHOLA

                O capítulo 2 analisa o processo de conquista da América Central e parte da América do Sul, pelos espanhóis, em seus diversos aspectos. Em seguida examina a base administrativa da colônia e como se deu a sua implantação. O próximo assunto do capítulo é a economia na colônia, tanto no que se refere a produção como a sua organização e a forma de trabalho predominante, destacando a encomienda e os repartimentos (mita). O capítulo finaliza com uma breve análise da sociedade, sociedade essa, baseada em uma “(...) hierarquia rígida baseada nas relações de trabalho e na estratificação (...)” (p. 219), no papel da Igreja e da religião na colonização e também das manifestações culturais, destacando as diversas formas de resistência.


CAPÍTULO 3
A AMÉRICA INGLESA

                O terceiro capítulo inicia-se com os diversos fatores que contribuíram para a imigração inglesa na América, para logo em seguida examinar como se deu a colonização e as formas de organização, nas treze colônias, principalmente nos seus aspectos econômicos. A última parte do capítulo analisa os aspectos culturais e sociais da América Inglesa.


CAPÍTULO 4
A COLONIZAÇÃO FRANCESA E HOLANDESA

                O menor capítulo da unidade 5. Esse capítulo nos da um apanhado geral dos processos de colonização francesa e holandesa nas Américas. O maior destaque é sobre a ocupação francesa na América Portuguesa e as práticas mercantilistas adotadas pelo Estado francês.
                Sobre a colonização holandesa, o capítulo, destaca o processo de ocupação da Bahia  (1621) e de Pernambuco (1630), após a União Ibérica.

Faria, Ricardo de Moura, Miranda, Liz Mônica, Campos, Helena Guimarães. Estudo de História. 1ª Ed - São Paulo - FTD. 2010. V. 1.