Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cientístas descobrem pronúncia e "ressuscitam" língua babilônica

A antiga língua dos babilônios pode ser ouvida pela primeira vez em quase 2 mil anos após professores da Universidade de Cambridge, Inglaterra, divulgarem poemas online. As informações são do site do jornal Daily Mail.

       A língua babilônica data de dois milênios a.C., mas sumiu 2 mil anos atrás. Historiadores da universidade “ressuscitaram” a língua após descobrirem como o idioma era pronunciado. Eles, então, gravaram leituras de poemas antigos e os colocaram na internet.

Segundo Mircea Eeliade, em seu livro História das Crenças e Ideias Religiosas. Vol. I. DA Idade da Pedra ao Mistério de Elêusis, p. 76. "O sumério, embora deixasse de ser falado em 2.000 aproximadamente, conservou sua função de língua litúrgica e, em suma, de língua culta por mais de 15 séculos".

       Para entender o idioma, os pesquisadores estudaram combinações de letras e falas, assim como transcrições em outras línguas parecidas para comparar com o babilônio. “Nós nunca saberemos se um babilônio aprovaria nossa pronúncia, mas observando nossas fontes originais, nós acreditamos ter feito um bom trabalho”, disse ao site Martin Worthington, doutor da universidade
ao site Martin Worthington, doutor da universidade.



Fragmento do tablete 11 – Gilgamesh (Museu Britânico)

       Foram divulgadas 30 gravações, incluindo excertos de alguns dos mais antigos trabalhos de literatura conhecidos. “Possuímos muitas informações sobre os babilônios”, disse Worthington.
       Os textos foram encontrados na Mesopotâmia. Dentre os textos, encontram-se o Épico de Gilgamesh e documentos que incluem o código Hammurabi, que trata de leis antigas de 3,8 mil anos atrás.

As gravações podem ser acessadas no link www.speechisfire.com.

Fonte: Terra

Na página do site Inconsciente Coletivo você pode ouvir trechos do épico Gilgamesh e do Código de Hamurábi.

Épico de Gilgamesh – Antiga Versão Babilônica, parte do Tablete II:
- linhas 1-38, lida por Antoine Cavigneaux:
- linhas 1-36 lida por Stephanie Dalley:
- linhas 1-61 lida por Jacob Klein:

O Código de Hammurabi:
- Epílogo xlix 18-28 e 53-80 lido por Aage Westenholz:

Para ouvir mais áudios, acesse: http://people.pwf.cam.ac.uk/mjw65/BAPLAR/Archive .



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Material de consulta (UERJ)



   Site, concebido pela Área de História Moderna e Contemporânea, é uma ferramenta de auxílio para os graduandos de História da UERJ. O site oferece as ementas oficiais dos cursos, programas de cursos de matérias eletivas, artigos, vídeos, mapas, indicação de sites de História, agenda de eventos da Área, quadro de avisos e link para a Plataforma Lattes referente aos curriculuns dos professores da Área.

Casa das Áfricas



      Casa das Áfricas é um centro de pesquisa e de promoção de atividades culturais relacionadas ao continente africano. O seu objetivo é contribuir para o processo de produção e ampliação de conhecimentos sobre as sociedades africanas e para o diálogo entre instituições e pesquisadores que tenham como foco de trabalho a África.
      Suas atividades incluem cursos e debates com a participação de convidados brasileiros e estrangeiros. Realiza projetos no continente africano, dando prioridade aos locais em que haja estudos anteriores de pesquisadores da Casa das Áfricas. Faz parte de seus objetivos possibilitar retorno e/ou contrapartida à população e ao país concernente às pesquisas.
      No Brasil, as ações visam dois objetivos principais: fornecer elementos que ajudem a sociedade brasileira a melhor conhecer as sociedades africanas; apoiar africanos residentes no país, com especial atenção para os estudantes e imigrantes.
      A entidade também publica e sugere a publicação de material sobre África, original e de tradução.
      O espaço, situado em São Paulo, conta ainda com uma biblioteca-midiateca e um acervo de cultura material, disponíveis para consulta no local e na Web. A partir deste conjunto, composto por diferentes mídias (como livros, DVDs e CDs) e aberto à consulta pública, oferecemos material de informação referente à cultura, história e questões contemporâneas das diversas regiões africanas.
Fonte: http://www.casadasafricas.org.br/apresentacao

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Histo é História: A Peste Negra na Idade Média

Histo é História: A Peste Negra na Idade Média: Considerada castigo divino, a peste negra (peste bubônica) foi uma das maiores epidemias que assolou a humanidade.

No início de ...