Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 14 de junho de 2009

Correção. Exercícios 10/06/2009

Colégio Fluminense de Éden
2º Ano.
Exercícios - Data: 10/06/2009
1. Relacione a vida comunitária em Canudos com a reação contrária dos latifundiários.
A vida no arraial era bem diferente da vida do latifúndio, marcada pela miséria do sertanejo. No arraial, seus habitantes dedicavam-se às pequenas plantações, criavam animais para a subsistência e comercializavam o excedente nas cidades próximas, obtendo, em troca, bens que não produziam no arraial. Assim os latifundiários perdiam mão-de-obra e consideravam o arraial um péssimo exemplo.

2. Que características do sertão nordestino propiciaram o aparecimento do cangaço?
A seca, a miséria e a luta pela terra são os principais fatores, segundo um determinado grupo de estudiosos, para o aparecimento do cangaço.

3. Identifique os fatores que ocasionaram a insurreição do Contetsado.
O não favorecimento da ocupação fixa dos sertanejos na região produtora de mate e de exploração de madeira entre o Paraná e Santa Catarina, os maus-tratos e a demissão d trabalhadores das empresas de P. Farquar, além da influ~encia de líders com características religiosas, colaboraram para que houvesse o agrupamento dos sertanejos de orma que contrariasse os interesses dos proprietáriosnrurais da região.

terça-feira, 9 de junho de 2009

ENEM 2009/2010

Vai encarar o novo Enem?
Veja dicas de estudo
Rio - Agora que as universidades já determinaram se vão adotar o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em suas seleções e que o Ministério da Educação divulgou a matriz de habilidades da prova, os vestibulandos sabem como devem se preparar. Será mesmo? Para aqueles que ainda se sentem confusos no meio de tantas novidades, professores de cursinho dão algumas dicas. As principais continuam sendo "muito estudo e tranquilidade".Aplicado em outubro, o novo Enem será dividido em quatro áreas: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática, além da redação. Com os mesmos conteúdos pedidos pelos atuais vestibulares, terá formato diferenciado, priorizando a capacidade de raciocínio e compreensão. Para a orientadora pedagógica do Cursinho da Poli (SP), Alessandra Venturi, a adoção do Enem por grandes universidades fará com que as escolas se preocupem mais em desenvolver competências e habilidades dos alunos. "Quem não teve isso no colégio e não está fazendo um cursinho voltado para o exame vai ter de trabalhar mais", analisa. Saber interpretar tabelas e gráficos de diferentes assuntos, além de relacionar conteúdos de diferentes disciplinas são algumas das habilidades exigidas. "Na verdade, não há grandes diferenças. O aluno que está estudando para os vestibulares está se preparando para o Enem. São os mesmos conteúdos. O aluno tem de treinar o tipo de questão do Enem", diz Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Colégio e Curso Objetivo, em São Paulo, ressaltando que o fundamental é a dedicação do candidato. Ambas as coordenadoras aconselham a solução de simulados, de provas antigas e do modelo que será divulgado pelo Ministério da Educação, além da leitura de jornais diários, com um olhar crítico e multidisciplinar. "O mundo não é disciplinar. Esse é o momento de olhar a mesma notícia de vários ângulos. O acidente com o avião da Air France pode inspirar provas de Geografia, Física, Matemática", exemplifica Alessandra.
Com informações do Terra

segunda-feira, 8 de junho de 2009

CIEP 289 - Cecílio Barbosa da Paixão

Esse espaço é para você aluno do 289. Qualquer dúvida é só postar um comentário ou me enviar um e-mail.
wsshist@gmail.com

MÚSICA E HISTÓRIA

Título: Revivendo os festivais de música.
Objetivos: Desenvolver a capacidade de pesquisa através da história oral; produzir o próprio conhecimento; desenvolver os conteúdos da unidade.
Desenvolvimento:
1º passo: Explique aos alunos a importância da história oral para o trabalho dos historiadores.
2º passo: Solicite aos alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a época dos festivais de música. Os alunos devem formular questões para obter informações sobre essa época. Estimule os alunos a questionarem sobre o clima de disputa dos festivais, sobre a importância que esses festivais tiveram na época e para a Música Popular Brasileira, e sobre a contextualização histórica desses festivais.
3º passo: Marque uma aula para que os alunos tragam essas respostas e forme grupos de até 5 componentes para que troquem as informações levantadas.
4º passo: Cada grupo deverá apresentar suas conclusões a cerca da discussão realizada.
5º passo: A seguir, proponha aos alunos outra pesquisa na qual cada grupo deverá procurar as principais músicas da época dos festivais. As músicas deverão ser gravadas e trazidas para uma aula marcada pelo professor.
6º passo: Nessa aula, proponha uma vivência onde os alunos participarão de um festival com essas músicas, como jurados que escolherão qual será a vitoriosa. Seria importante cópias das letras da música e da ficha sugerida.

FILMES

Título: Estudo através de filmes.
Objetivos: Desenvolver a capacidade de análise de filmes no seu contexto histórico; desenvolver a habilidade de síntese; desenvolver a criticidade; desenvolver os conteúdos da unidade.
Desenvolvimento:
1º passo: Dividir a classe em três grandes grupos.
2º passo: Solicitar para que cada grupo escolha um filme sobre a época da ditadura militar no Brasil (Batismo de Sangue, O que é isso Companheiro?, Zuzu Angel, O ano em que meus país saíram de férias).
3º passo: Peça aos alunos para que vejam o filme e façam uma análise sobre:
a) Qual o aspecto da ditadura militar que o filme trata.
b) Quais são os personagens históricos que aparecem no filme.
c) Qual avaliação os alunos fazem sobre o modo como os fatos históricos são mostrados no filme.
d) Qual é a posição do diretor do filme em relação à ditadura militar.
e) Como é a reconstituição da época.
f) Outros aspectos que achar curioso.
4º passo: Os grupos deverão ser orientados para que façam uma apresentação para a classe
apresentando o filme e suas observações. Nessa apresentação, os grupos deverão selecionar
cenas importantes do filme para apresentar aos colegas e comentar essas cenas.
5º passo: Ao final, cada aluno deverá apresentar um texto comentando o filme que assistiu e os que foram apresentados pelos outros grupos.

Primeira Guerra Mundial

Rivalidades dentro do Continente Europeu
O Desenvolvimento Alemão
Deste modo, entre 1880 e 1914, a Alemanha deu o salto econômico mais prodigioso da História.
Seguindo o exemplo dos ingleses e dos franceses, adotou a ideia de expansão para o ultramar, quer para se abastecer de matérias-primas, quer para ampliar os seus mercados.
Mas o mundo inteiro, ou quase, estava já conquistado e dividido e a Alemanha dificilmente podia encontrar um “lugar ao sol”.
A Grã-Bretanha era o país que se sentia mais ameaçado com este desafio. Desde a China até à África do Sul, em todo o lado se encontrava a Alemanha no seu caminho, sobretudo a partir de 1900 […]. A partir de então, a rivalidade anglo-alemã transformou-se num confronto público que a imprensa se encarregou de animar e instrumentar.
Do mesmo modo, a Rússia, o outro inimigo da Alemanha, sentia-se ameaçada.
Marc Ferro, “A Grande Guerra (1914-1918)”, in, História Universal, vol. IX, Publicações Alfa

A Ameaça Alemã
Se a Alemanha fosse extinta amanhã, não haveria depois de amanhã um só inglês no mundo que não fosse mais rico do que é hoje. (…) Nações lutaram durante anos por uma cidade ou por um direito de sucessão, e não se deve lutar por um comércio de 250 milhões de libras esterlinas? A Inglaterra despertou afinal para o que é inevitável e constitui ao mesmo tempo a sua mais grata esperança de prosperidade. Germaniam esse delendam [a Alemanha deve ser destruída].
The Saturday Review, 11 de Setembro de 1897

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sugestões de atividades

Em minhas pesquisas pela internet, para melhorar as minhas aulas, encontrei essa página da Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais. O Centro de Referência Virtual do Professor, onde os professores da Rede de Ensino do estado de minas e agora também dos outros estados, tem acesso a uma série de sugestões de aula e roteiros de atividades. Esse site tem contribuído muito para dinamizar as minhas aulas e espero que ajude a vocês também.
Abaixo segue um site, com sugestões de aula, para professores de sociologia. Vale a pena dar uma olhada.
Um abraço.
Alexandre.

Respostas do trabalho sobre Religião, messianismo e milenarismo.

Chave de correção__________
A) Podem ser apontadas como causas dos movimentos de cunho religioso:
Ø a pobreza das populações periféricas, que não têm condições mínimas de subsistência e se voltam para uma perspectiva mística em busca de resposta para seus anseios terrenos;
Ø a falta de uma educação sistemática dessas mesmas populações no sentido das reivindicações sociais, políticas e econômicas;
Ø o aproveitamento que alguns líderes fazem da ignorância, no sentido de conduzir um determinado grupo a realizar ações em nome de um messias;
Ø a segmentação social;
Ø a intolerância religiosa;
Ø o despreparo dos governantes no sentido de conduzir as questões referentes a movimentos de cunho messiânico.
Podem ser apontadas como conseqüências:
Ø o massacre generalizado das populações mais pobres;
Ø o fortalecimento da indústria bélica;
Ø o agravamento das questões de cunho social, econômico e político;
Ø o acirramento das diferenças entre as correntes e facções religiosas.
B) Diferença:
Ø Os movimentos messiânicos brasileiros sempre estiveram ligados ao surgimento de um líder carismático, oriundo da própria população periférica, cujo intuito não era ascender a nenhum cargo ou posição, enquanto que, em relação ao fundamentalismo, pode-se observar que há o uso de um poder religioso de um poder religioso no sentido de contrapor um inimigo, ou inimigo, que detém o poder político e econômico. Por exemplo, a guerra entre os terroristas islâmicos e os EUA.